Panela Fundo Triplo e Espessura da Panela
Cozinha GourmetDicas

Panela Fundo Triplo e Espessura da Panela: O que é isso?

Quem busca por panelas resistentes certamente já ouviu falar nos termos “panela fundo triplo” e “espessura da panela”. Mas, será que você sabe ao certo porque procura essas características? Vem que a gente explica! 😉

O que você acha de diminuir consideravelmente o tempo de preparo do almoço ou do jantar? Além de ter o rango pronto rapidinho, sobra aquele tempo para decidir o que fazer. Bom, né? E aquele filé no ponto certo, suculento e que pede Bis? Pois, é. Já começamos bem.

Com o passar do tempo, na rotina de uma cozinha, percebemos onde e como podíamos melhorar o preparo das refeições de modo geral e os queridos engenheiros souberam e nos deram aquele help com o fundo triplo e a maior espessura das panelas. Agora, panelas com esses atributos possuem um “talento” especial. Confira abaixo!

Fundo Triplo

Um dos pontos mais importantes ao escolher suas panelas é saber como é o fundo. As panelas de fundo triplo, normalmente, são feitas de aço e possuem fundo revestido: uma camada de aço inox + uma camada de alumínio (ou cobre) + uma camada de aço inox. Mas, gente! Pra que tanto!? Só coisa boa!

Fundo Triplo

O calor na panela de fundo triplo se espalha mais rápido e de maneira uniforme. Dessa forma, o tempo de preparo é reduzido, ainda que em fogo baixo, pois o calor que se concentra na panela acelera o processo de cozimento. Aliás, as panelas de fundo triplo não precisam (e nem devem) ir ao fogo alto e, junto às camadas do fundo, a comida não corre o risco de gruda ou queimar. Só basta agora se acostumar em terminar toda a comida em poucos minutos.

Cozinhar ficou bem mais rápido com as panelas de fundo triplo e como o tempo de uso do fogão diminuiu, com o fogo desligado rapidamente, é uma ótima maneira de economizar gás e energia elétrica. Um dos motivos de tantos profissionais da Gastronomia optarem também por esse modelo.

O termo fundo triplo remete facilmente a outro quesito muito almejado pelas cozinheiras, a resistência. As panelas com esse tipo de fundo tendem a durar por longos anos, bastando os cuidados específicos de limpeza para uma vida útil prolongada.

Esse modelo também costuma ter belo design e acabamento com brilho que tornam a cozinha charmosa e a aquisição ainda mais gratificante.

E o sabor, nem se fala. Só se aproveita! A comida feita na panela com fundo triplo é cozida por completo, de forma igual, e como a temperatura adequada,

Espessura

Saber a espessura, ou seja, quantos milímetros a panela possui de “grossura” é importante, pois quanto maior ela for, mais benefícios você terá no preparo de suas refeições. A espessura deve ser avaliada independente do material, revestidas ou não de cerâmica.

Você já cozinhou em uma panela muito fina? Sim, ela é leve, mas também, para uma batida, um amasso aqui e logo outro ali, e quando menos esperar já é hora de trocar. Além disso, para usa-la, o fogo precisa estar sempre baixo ou então qualquer que seja sua comida, vira torresmo. Claro que é uma brincadeira, mas sim, a chance da comida queimar é muito grande e, por esse motivo, você precisa estar sempre ao lado do fogão, mexendo de vez em quando e bem de olho. 👀

Quanto maior o milímetro da espessura da panela, mais resistente ela é. Desse modo, sua durabilidade é bem maior, sendo considerada uma daquelas panelas de longa jornada.

Quanto maior a espessura, mais uniformidade térmica. O que significa que panelas mais grossas permitem distribuir o calor sem “pontos quentes”, cozinhando os alimentos de maneira uniforme, sem variações de temperatura. Sem contar que elas também mantém o calor por mais tempo mesmo fora do fogo, possibilitando refeições aquecidas até mesmo à mesa.

A maior espessura da panela é uma vantagem, inclusive, em alguns processos culinários, como selar uma carne ou refogar. Ao encostar no fundo da panela o alimento frio, a temperatura homogênea e constante é fundamental para o resultado esperado.

 

 

 

Viu quantas vantagens em ter um fundo reforçado ou uma panela corpulenta? Tanto as panelas de fundo triplo como as panelas de espessura, de pelos menos 2,5 milímetros, garantem qualidade de vida, durabilidade e muito sabor para as suas refeições. Confira abaixo alguns modelos incríveis! 😉

 

Confira aqui panelas resistentes!

 

 

 

 

Referência: Mybest

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *