Acessórios para cozinhaCozinha Gourmet

Quais panelas podem ser usadas em cooktops?

Panelas ideias para serem usadas no cooktop!

A tecnologia está cada vez mais presente em nossas cozinhas. Um exemplo disso são os cooktops, que estão tomando o lugar dos fogões embutidos.

Os cooktops são planos e não ocupam muito espaço já que não possuem forno. Podem ser instalados em qualquer bancada.

Existem três modelos de cooktops, o a gás, o elétrico e o por indução.

O cooktop a gás, que funciona com gás encanado ou de botijão, é o mais vendido por ser adequado a diversos tipos de panelas, como cerâmica e aço inox.

Já o cooktop elétrico dispensa o uso de gás, sendo assim mais seguro. A desvantagem desse cooktop é que ele não funciona em caso de falta de energia.

O mais moderno é o cooktop por indução, que só aquece quando há contato direto com a panela. O calor da superfície é gerado por ondas eletromagnéticas quando em contato com panelas de base magnética. Esta opção é a mais segura, pois esfria logo que a panela magnética é retirada da superfície.

Mas, e quais panelas podem ser usadas em cada cooktop?

A primeira coisa é que as panelas precisam ter o fundo plano e o diâmetro proporcional ao queimador de todos os cooktops, para que a chama vá direto para os alimentos no fundo da panela.

Em seguida, confira as panelas que podem era usadas em cada cooktop.

  • Cooktop a gás: Todas as panelas
  • Cooktop elétrico: Use apenas panelas com fundo reforçado e, de preferência, que sejam feitas de ferro ou de aço.
  • Cooktop por indução: Use panelas de aço inox, fundo triplo ou de ferro fundido. Coloque um ímã na base da panela que deseja usar, se o ímã grudar, é um sinal que você pode usar a panela.

 

Com estas dicas as suas receitas não sairão erradas por conta do seu novo fogão, o cooktop!

 

Referências: Zoom e Espaço do Gourmet

6 comments

    • Preçolandia 2 dezembro, 2019 at 11:57 Responder

      Olá, Andre. Tudo bem?

      São vários fatores que podem levar a panela escorregar: tipo da panela, tamanho, se o fundo da panela é plano como recomendado, se as grades estão posicionadas corretamente no disco, se a panela está devidamente centralizada no queimador, porém, recomendamos consultar o fabricante do seu cooktop para uma resposta precisa e para a sua segurança ao cozinhar, pois as orientações variam de acordo com a marca.

      Ficamos à disposição.

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *