Rápido, fácil de fazer e extremamente saboroso é o pesto de azeitona. Aprenda agora como preparar!

Há anos, a combinação de azeite com manjericão e outras folhas, vem ganhando espaço na gastronomia do mundo inteiro. O molho pesto, como é conhecido, traz um sabor a mais aos pratos e pode ser utilizado em inúmeras receitas. Além disso, ele também pode ser preparado com diferentes tipos de ingredientes. Quer aprender a preparar um delicioso pesto de azeitona? Então veja abaixo como é fácil!

Antes de tudo, você vai precisar de:

  • 200 g de azeitonas;

  • 4 filés de anchovas;

  • 40 g de nozes;

  • 20 g de manjericão;

  • 30 g de alcaparras;

  • 1 copo de azeite de oliva;

  • 30 g de queijo parmesão ralado.

Preparar esse pesto de azeitona é muito simples. Primeiramente, retire o caroço das azeitonas (você pode utilizar um descaroçador para te ajudar, se preferir). Em seguida, coloque-as em um liquidificador, junto com as anchovas, as nozes, o manjericão, o azeite, o queijo ralado e as alcaparras.

Por fim, é só bater tudo por alguns minutos, até perceber que o molho atingiu uma consistência espessa, mais ou menos como a de um patê. Pronto, seu delicioso pesto de azeitona já está pronto para ser servido.

Você pode usá-lo em molhos para massas (sempre tomando cuidado para não exagerar na quantidade). Aliás, ele também vai muito bem com torradinhas e em recheios de petiscos mais requintados. Fica uma delícia!

Ah, também vale lembrar que esse pesto também harmoniza muito bem com alguns tipos de vinhos. Para contrastar com o sabor forte das azeitonas e das anchovas, o vinho branco seco, levemente aromatizado com notas de amêndoas é uma excelente opção.

Agora você já sabe como preparar, quando usar e com qual vinho harmonizar o seu pesto de azeitona. Por isso não perca tempo e deixe o sabor desse molho te surpreender!

Referência: Pecado de Vinho

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *