Você pode usar o batedor de ovos em inúmeras receitas!

Um dos ingredientes mais versáteis e utilizados na gastronomia, é o ovo. Seja ele caipira, vermelho ou branco, você pode usá-lo para fazer sobremesas e massas deliciosas. É comum encontrar diversas receitas com ovo batido, pois esse processo é muito importante para incorporar ar dentro da massa, deixando ela com aquele aspecto mais fofinho. Na hora de fazer chantilly, por exemplo, o batedor de ovos (também conhecido como fouet) é o maior aliado de um cozinheiro.

Além do batedor de ovos que conhecemos, também existe o batedor de ovos elétrico. Dentre suas principais vantgens, encontram-se a praticidade, eficiência e facilidade na limpeza. Por isso,veja alguns exemplos, de quando usar o batedor de ovos:

Molhos

Se você pretende preparar misturas leves ou molhos para companhar suas receitas, o batedor de ovos  traz muito mais cremosidade.

Massas

A massa fofinha de bolos, tortas e de alguns pães, pode ser feita por meio do batedor de ovos. Além disso, também pode ser usado para massas de crepes.

Cremes

Também pode ser usado para fazer diversos cremes, sendo o chantilly e o creme brûlée alguns dos mais famosos.

Omeletes

Um dos usos mais comuns do fouet, é para o preparo de omeletes. Ele faz com que você ganhe muito mais tempo na hora de bater os ovos, além de dar um volume maior ao prato.

Existem alguns diferentes tipos de fouet e cada um tem uma utilidade diferente:

    • Fouet Clássico: É o modelo mais conhecido e pode ser usado para praticamente todos os tipos de misturas. Geralmente é escolhido para chantilly, cremes e claras em neve.

    • Fouet Elétrico: Possui a eficiência do fouet clássico, entretanto tem a vantagem de fazer o trabalho sozinho e mais rapidamente. Além disso, alguns modelos permitem acoplar outros acessórios para o preparo de receitas.
    • Fouet de Molho: Recomendado para deixar as misturas mais leves, é usado muitas vezes para misturar molhos cremosos.

    • Fouet Plano: Muito usado para mesclar ervas e outros ingredientes mais delicados. Também pode ser usado para omeletes ou para bater ovos.

    • Fouet Bola: É mais rápido que o modelo tradicional, pois a bolinha entre os arames ajuda a dissolver melhor os ingredientes.
    • Fouet de Emulsão: Sua função não é exatamente misturar. Nesse caso, ele vai dar mais volume à massa já pronta. A massa de crepe é um bom exemplo para o uso do Fouet de Emulsão.

Viu como o batedor de ovos é um acessório indispensável na sua cozinha? 

Referência: Pot Cake e Chef Center

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *