sousplat
Cama, Mesa e BanhoModa lar

Conheça algumas razões para usar o sousplat

O sousplat pode deixar sua mesa mais bonita e funcional. Entenda um pouco mais sobre esse acessório!

Ao montar uma mesa, alguns acessórios trazem ainda mais charme e sutileza para a ocasião. Um faqueiro completo, o aparelho de jantar, guardanapos são alguns exemplos de itens funcionais que não podem faltar. Entretanto, existe um item que muitas pessoas não conhecem e que contribui para uma decoração ainda mais bonita: o sousplat. Quer conhecer um pouco mais sobre esse acessório? Então veja abaixo!

O que é o sousplat?

O sousplat é um acessório que deve ser colocado abaixo do prato, servindo de base e apoio na mesa. Geralmente é muito usado em eventos mais formais, como formaturas, casamentos e cerimônias realizadas por buffets, mas hoje em dia existem diversos modelos que podem ser usados em casa e que podem dar um estilo rústico, romântico ou elegante a mesa.

Para que serve?

Sua função basicamente, é proteger a toalha de mesa de resíduos de comida que possam cair durante as refeições. Além disso, ele também evita que a louça escorregue na toalha, deixando o prato muito mais estável. Em alguns casos, também pode ser usado para marcar o lugar dos convidados.

O que significa sousplat?

Trata-se de uma palavra francesa composta, que signica literalmente abaixo (sous) do prato (plat). Assim, o próprio nome da peça já diz muito sobre sua função. A pronúncia correta da palavra é algo parecido com “su-plá”.

Algumas utilidades?

Além de ser usado como uma peça funcional no momento das refeições, você também pode optar por usá-lo como uma complementação da decoração da mesa, uma vez que ele serve como uma “moldura” para a louça. Aliás, vale lembrar que ele também desempenha um papel muito importante em termos de etiqueta.

Cuidados especiais

Alguns cuidados são necessários ao usá-lo. Por exemplo, ele deve ser trocado todas as vezes em que estiver sujo. Afinal, ele serve justamente para garantir higiene do convidado. Outro fator importante é que, se for usar um sousplat de inox ou vidro, procure colocar uma toalha sobre ele para que não deslize e nem faça ruídos desagradáveis.

Combine com a mesa

Por fim, vale lembrar que ao escolher o sousplat, é preciso também combiná-lo com o jogo de mesa que está sendo usado. Por exemplo, se for usar tons de verde, o sousplat também deve ser harmônico com a cor.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre as vantagens de contar com um sousplat, pode ter certeza que as suas refeições vão ficar muito mais elegantes!

 

Referências: Relevo e Sofisticado

1 comment

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *