Esta clássica lasanha à bolonhesa é divina.

A lasanha é um prato apreciado no mundo todo que ganhou variações com recheios e molhos diferentes. Mas, mesmo assim, a lasanha clássica com molho bolonhesa nunca perdeu o seu espaço.

Por mais que exista diferentes possibilidades de criar lasanhas, você precisa saber fazer a clássica e tradicional lasanha à bolonhesa. E podemos dizer que você não vai se arrepender de fazê-la.

12 folhas de massa seca de lasanha
1 colher (sopa) de azeite de oliva
25g de manteiga
1 receita de molho bolonhesa (veja aqui a receita)
1 receita de molho bechamel (molho branco)
50g de queijo parmesão ralado na hora

Molho bechamel:

50g de manteiga
25g de farinha de trigo
300ml de leite
50g de queijo parmesão ralado
Sal e Noz moscado a gosto

Antes de começar o preparo, pré-aqueça o forno a 190ºC.

Comece fazendo o molho bolonhesa como segue a receita. Você pode preparar o molho um dia antes e esquentá-lo na hora da montagem da lasanha.

Em paralelo, faça o molho bechamel. Aqueça a manteiga em uma panela até derreter. Acrescente a farinha e misture com um fouet, vai formar uma massinha. Coloque o leite aos poucos, mexendo sem parar, até o molho engrossa e ficar homogêneo. Junte o queijo e misture bem.

Coloque um pouco do molho bolonhesa em uma travessa quadrada ou retangular que possa ir ao forno, acrescente um pouco do molho branco e uma camada da massa de lasanha.

A massa não pode ficar sobrepondo uma a outra. Se for necessário, corte a massa para que ela encaixe perfeitamente na travessa.

Repita as camadas até acabar a massa, seguindo sempre a mesma ordem: molho bolonhesa, molho bechamel e massa. Finalize com o molho bechamel coberto com o parmesão ralado na hora.

Cubra a travessa com papel alumínio e leve ao forno por 15 minutos, ou até a massa cozinhar. Após, tire o papel alumínio e deixe mais alguns minutos no forno até o queijo da parte superior dourar e borbulhar.

E pronto, a clássica lasanha está prontíssima para ser servida.

 

Referência: Livro Massas – Lafonte

1 comment

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *