O cupcake de chocolate é sempre uma ótima pedida!

Os cupcakes são mini bolos incrivelmente fofos que podem ser servidos em qualquer ocasião, como em uma festa de aniversário, um lanche da tarde, ou para presentear alguém com um mimo…

Para fazer esta delicia, não tem muita dificuldade, mas você precisará dos utensílios certo, que são: forma para cupcake de alumínio ou silicone, forma de papel para cupcake, saco e bico de confeitar para a cobertura.

A forma de alumínio ou de silicone servirá como molde para os cupcakes, enquanto a forma de papel não deixará que os cupcakes grudem na forma. E também dará mais charme para o seu cupcake.

Vamos separar a receita em duas partes, uma que será para a massa e a outra parte que será para a cobertura.

Ingredientes para a massa:

200g de farinha de trigo
40g de cacau em pó
2 colheres (chá) de fermento em pó
200g de açúcar
4 ovos
180g de manteiga sem sal derretida
90 ml de leite integral
150g de chocolate ao leite picado ou em gotas

Antes de começar, pré-aqueça o forno a 200°C.

Em uma tigelinha misture a farinha, o cacau e o fermento em pó e reserve.

Em um recipiente maior misture o açúcar, os ovos, a manteiga derretida e o leite. Bata um pouco com o fouet até todos os ingredientes se misturarem.

Acrescente a mistura dos secos peneirando-a por cima da mistura dos ovos e incorpore uma na outra delicadamente.

Ao final, acrescente o chocolate picado ou em gotas e misture.

Encaixe 12 forminhas de papel dentro dos buracos da forma de cupcake, distribua a massa em nas formas de papel, deixando sobrar 1 dedo da forminha sem completar, pois, os cupcakes irão crescer no forno.

Leve ao forno por aproximadamente 30 minutos ou até que você coloque um palitinho na massa e ele saia limpo. O tempo varia de acordo com o forno de cada um, mas nunca abra nos primeiros 10 minutos que os cupcakes estiverem lá, para não correr o risco da massa afundar.

Ao retirar os cupcakes do forno, retire-os da forma (deixando apenas a de papel que estará grudada no bolinho) e deixe que eles esfriem em cima da bancada ou em uma grade de biscoitos.

Ingredientes da cobertura de chocolate:

300g de chocolate meio amargo
150g de creme de leite
30g de mel
1 colher (sopa) de rum

Essa é uma receita fácil e prática de fazer a ganache de chocolate, mas não é a maneira profissional.

Pique o chocolate e derreta no micro-ondas ou em banho maria.

Nunca derreta o chocolate de uma vez no microondas, pois ele pode queimar. Coloque a vasilha no microondas e tire de 30 em 30 segundos e mexa vigorosamente para que o calor da vasilha vá derretendo o chocolate. Se não derreteu por completo coloque mais 30 segundos e tire novamente e mexa. Sempre assim.

Quando o chocolate estiver completamente derretido, acrescente o creme de leite, o mel e o rum, e mexa com o fouet, até virar um creme liso e uniforme.

DICA: Nunca mexa de baixo para cima para não incorporar ar na ganache. Então, com o fuet no centro da vasilha, faça movimentos circulares em torno, mas não fique puxando a ganache para cima.

Deixe a ganache esfriar para ela engrossar. Se você estiver com pressa, leve à geladeira, mas retire de 10 em 10 minutos para mexer, pois a ganache pode endurecer apenas nas bordas da vasilha se você não mexer.

Quando a ganache estiver fria e grossa, estará pronta para ser usada, tanto na decoração, quanto em algum recheio que você desejar. Coloque-a em um saco de confeitar com o bico desejado, e faça a decoração em cima dos cupcakes. Finalize com confeitos.

 

Os cupcakes duram em média de 3 a 5 dias. E o ideal é que eles fiquem cobertos fora da geladeira, pois a massa do cupcake não fica com a textura macia se colocada dentro da geladeira.

Gostaram? Façam e nos contem o que acharam desses minis bolinhos.

 

Referência: I could kill for dessert

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *