Cozinha GourmetMolhosReceitas

Receita de molho de tomate caseiro

O molho de tomate digno de uma macarronada!

O macarrão é um prato associado a praticidade por ser rápido e fácil de fazer. Mas enquanto muitos usam molhos prontos que são encontrados em supermercado, esquecem que o verdadeiro molho de tomate é feito de modo caseiro com ingredientes frescos.

O molho de tomate feito em casa tem um sabor único e irresistível. Ele acompanhado de uma boa massa já é o suficiente para servir a sua família naquele almoço de domingo ou um jantar para os amigos.

Por isso, vamos ensinar a vocês a preparar um delicioso molho de tomate, típico da “mama” italiana.

Vamos lá?

Ingredientes:

5 kg de tomates italianos maduros
3 cebolas
3 colheres (sopa) de azeite
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

  1. Leve uma panela grande com água ao fogo alto para ferver. Enquanto isso, lave os tomates e, com uma faca, corte um x na base de cada um.
  2. Prepare uma tigela com água e gelo, e reserve.
  3. Assim que a água começar a ferver, mergulhe os tomates (aos poucos) e deixe cozinhar até a pele começar a soltar. Com uma escumadeira, transfira os tomates para a tigela com água e gelo – com o choque térmico fica mais fácil descascar. A partir do corte em x, puxe e descarte a pele. Transfira os tomates pelados para uma tigela e repita com o restante – reponha o gelo na tigela conforme for derretendo para manter a água bem fria.
  4. Descasque e pique as cebolas. Leve uma panela grande ao fogo médio. Quando aquecer, regue com o azeite, junte a cebola e tempere com uma pitada de sal e pimenta. Refogue por cerca de 15 minutos até dourar.
  5. Enquanto isso, corte os tomates ao meio e descarte as sementes. Bata os tomates no liquidificador. Para preparar um molho mais rústico, com pedaços, bata no modo pulsar para triturar, e se preferir um molho tradicional mais fluido bata até ficar liso.
  6. Junte os tomates batidos à cebola refogada, tempere com sal e misture bem. Deixe cozinhar em fogo médio até começar a ferver, só então abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 1 hora e 30 minutos, mexendo de vez em quando, até o molho ficar encorpado. Atenção, dependendo do tamanho de sua panela, se mais funda ou mais larga, o tempo total de cozimento pode variar.
  7. Prove e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Se quiser adicione 1 maço de manjericão fresco e deixe cozinhar por mais 2 minutos para perfumar.

Pronto, o seu molho está prontíssimo para ser servido junto com a massa de sua preferência. Ele pode ser congelado e utilizado novamente como base para outros molhos, como bolonhesa ou com almondegas.

Com certeza este molho ficará guardado na memória afetiva de todos que experimentarem.

 

Referência: GNT

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *