O pão de ló é um bolo clássico e base para muitas receitas!

O pão de ló, diferente do nome, é um bolo neutro, leve e fofinho, ideal para rechear com os mais variados cremes.

Há poucas regras para fazer um pão de ló perfeito, mas uma delas é que todos os ingredientes devem ser frescos e em temperatura ambiente.

Você vai precisar de:

50g de manteiga sem sal derretida
250g de farinha de trigo
250g de açúcar demerara
8 ovos
+ manteiga e farinha para untar a forma

Antes de mais nada, pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte duas formas com 22cm de diâmetro com um pouco de manteiga e enfarinhe até todos os cantos da forma estarem cobertos de farinha.

Coloque o açúcar e os ovos em uma tigela grande e leve em banho maria, ou seja, pegue uma panela que encaixe na tigela que você escolheu, coloque água o suficiente para encostar no fundo da tigela e leve ao fogo baixo. Quando a água ficar quente, encaixe a tigela com os ovos e o açúcar.

Bata os ovos e o açúcar com uma batedeira portátil na velocidade máxima, até a mistura ficar quente (isso deve levar uns 10 minutos). A massa irá dobrar de volume e quando você levantar o batedor, a massa deve cair na tigela e sobrar como um laço. Retire a tigela da panela.

Peneire a farinha de trigo sobre a massa e misture delicadamente com uma colher de inox. Adicione a manteiga e misture mais um pouco.

Divida a massa nas formas untadas, nivele as superfícies e leve para assar por 25 minutos, até dourar ou até espetar o centro do bolo e o palito sair limpo.

Desenforme o bolo (veja dicas de como desenformar bolo aqui) e deixe sobre uma grade para esfriar. Após frio, você pode rechear o seu bolo do jeito que desejar, com creme de baunilha, chantilly, frutas frescas ou secas…

Dica: O pão de ló quando preparado na véspera fica mais fácil na hora de cortar e manusear.

Referência: Livro feito em casa – Eric Lanlard

 

1 comment

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *