Receita de pavlova de framboesa

A receita de pavlova é mais fácil do que você imagina e fica com um sabor único!

Quem não gosta de inovar com uma receita deliciosa de vez em quando, não é mesmo? A receita de pavlova é uma delas.  Ela foi inventada em homenagem à bailarina russa Anna Pavlova, no início do século XIX. É uma sobremesa em forma de bolo e com uma base de merengue, super crocante por fora e macio por dentro.

Com o tempo, se tornou um prato adorado não só nos países da oceania, mas no mundo todo. Além disso, tem uma grande importância em festas tradicionais como o Natal. Quer aprender como preparar uma deliciosa pavlova? Então veja abaixo!

Primeiramente, você vai precisar dos seguintes ingredientes para o merengue:

  • 6 claras de ovos;
  • 300 g de açúcar cristal;
  • 18 g de açúcar de milho;
  • 15 ml de vinagre branco;
  • 30 ml de extrato de baunilha;
  • 2,5 g de sal.

Obs: use uma balança de cozinha para obter a quantia exata de cada ingrediente.

Para o chantilly de framboesa:

  • 200 g de creme de leite fresco (1 garrafinha);
  • 24 g de açúcar refinado;
  • 1 colher de sopa de extrato de baunilha (usando um medidor, você obtém a quantia exata);
  • 200 g de framboesa.

E para a cobertura de mirtilo:

  • 200 g de mirtilo;
  • 24 g de açúcar cristal.

Como preparar essa receita de pavlova

Merengue

Antes de tudo, vamos fazer o merengue. Separe as gemas das claras (você pode usar um separador para te ajudar). Bata as claras na batedeira e assim que perceber que formou uma espuma, adicione 1/3 do açúcar e bata por 3 minutos. Adicione mais 1/3 do açúcar e bata por mais 3 minutos. Finalize acrescentando o último 1/3 do açúcar e bata por mais 3 minutos, até que ele tenha se dissolvido por completo.

Junte à essa mistura, o amido de milho, o vinagre, o extrato de baunilha e o sal. Bata até tudo ficar bem misturadinho. Agora, usando um lápis e um disco de 24 cm, trace um círculo em uma folha de papel manteiga sobre uma forma redonda. Vire-a ao contrário e espalhe o merengue sobre a marcação, usando uma espátula de silicone.

Aqui, o segredo é deixar as bordas mais altas do que a parte do meio, assim sobra mais espaço pro recheio. Leve para assar no forno preaquecido em 120 °C por 1 hora. Passado essa 1 hora, desligue o fogo e deixe descansar por mais 6 horas lá dentro.

Cobertura de Mirtilo

Enquanto isso, vamos para a cobertura de mirtilo. Coloque o mirtilo e o açúcar cristal em um processador de alimentos. Cozinhe essa mistura em uma panela em fogo médio por 5 minutos, conforme mexe sem parar. Coe em uma peneira e reserve na geladeira.

Chantilly de Framboesa

Novamente usando um processador, bata as framboesas. Bata o creme de leite em uma batedeira, até chegar no ponto de um chantilly. Agora, acrescente metade desse chantilly no creme de framboesa e misture por 2 minutos. Adicione o restante e reserve.

Montando a pavlova

Por fim, hora de montar a pavlova. Coloque o disco de merengue em uma base de bolo ou no prato que deseja servir. Dentro da cavidade do merengue, coloque o chantilly de framboesa (use uma espátula para te ajudar), de forma que preencha toda a cavidade. Com muito cuidado, adicione a cobertura de mirtilo por cima. Pronto, agora é só servir. Aliás, uma dica é colocar alguns morangos e frutinhas menores por cima, também fica uma delícia!

Gostou dessa receita de pavlova? Faz e conta pra gente como ficou. O sabor dessa sobremesa é simplesmente único e certamente vai agradar à todos!

Referência: Dani Noce e Gourmet a Dois

1 comment

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *