O chá gelado faz bem para a saúde e é uma delicia!

O chá gelado feito em casa é uma bebida fresca, sem conservante, sem corante e faz muito bem a saúde. Muitos deles são aliados do sistema digestivo, auxiliam na perda de peso e alguns ainda podem ser calmantes, combatendo ansiedade e insônia, enquanto outros dão aquela energia para enfrentarmos o dia.

Por isso separamos 4 receitas de chás gelado para você fazer em casa. Veja:

Chá gelado de limão

1 litro de água
Suco de 1 limão espremido na hora
3 colheres de sopa de açúcar mascavo (ou outro adoçante natural)
3 saquinhos ou 3 colheres (chá) de chá preto em pó

Leve a água ao fogo em uma chaleira. Assim que a água começar a ferver, coloque 3 colheres de açúcar mascavo, ou outro adoçante natural da sua preferência. Tampe e espere a água a ferver fortemente. Quando isso acontecer, desligue o fogo e coloque o chá e deixe em infusão por 4 minutos. Retire os saquinhos ou coe o líquido, e deixe esfriar.

Somente quando estiver bem frio coloque o suco de limão espremido. Despeja o chá em uma garrafa de vidro para conservar em geladeira.

Chá gelado de pêssego

1 litro de água
1 pêssego maduro
3 colheres de sopa de açúcar mascavo (ou outro adoçante natural)
3 saquinhos ou 3 colheres (chá) de chá preto em pó

Para preparar o chá gelado de pêssego, siga a receita acima para o chá. Ao invés de colocar o suco do limão, acrescente um pêssego grande e maduro cortado em pedaços. Deixe a fruta descansar por cerca de 1 hora. Em seguida, retire-a e despeje o líquido em uma garrafa de vidro para conservar na geladeira.

Chá gelado com menta

2 colheres de sopa de chá verde em pó
1 maço de hortelã
8 colheres de café de açúcar mascavo (ou outro adoçante natural)
1 litro de água

Leve a agua para ferver na chaleira. Quando começar a ferver desligue o fogo e coloque o chá verde, a menta bem lavada e o açúcar. Deixe em infusão por 5 minutos, coe, espere esfriar e leve à geladeira em uma garrafa de vidro. Coloque umas folhas de hortelã para decorar o chá antes de servir.

Chá gelado com gengibre

5 cm de gengibre fresco
1 litro de água
4 colheres (chá) de chá verde
Suco de 1 limão
4 rodelinhas de limão
Mel

Retire a casa do gengibre, corte-o em fatias finas e leve-o para ferver junto com a água em uma chaleira. Quando pegar fervura, desligue o fogo, adicione o chá verde e deixe a chaleira tampada, em infusão por 3 minutos. Adoce com o mel e deixe esfriar. Somente quando estiver frio adicione o limão. Sirva gelado decorado com as rodelas de limão.

 

O que acharam destas receitas de chá gelado?

 

Referência: Green me

1 comment

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *