Sirva um bom jantar sem medo e sem erro com as regras de etiqueta à mesa

Receber convidados em casa para almoçar ou jantar pode ser um verdadeiro desafio. Além da preocupação com a refeição que irá servir, não se esqueça de arrumar a mesa, escolher um bom aparelho de jantar, posicionando todos os talheres e taças em seus respectivos lugares, para deixar a mesa bonita e bem organizada.

Mas você sabe organizar a mesa adequadamente? Vamos dar algumas dicas de regras de etiqueta à mesa para você receber os seus convidados sem medo e sem erro.

Existem algumas regras básicas, como o garfo sempre deve ficar ao lado esquerdo do prato, a faca do lado direito com a serra para dentro, copos e taças do lado direito acima do prato e o guardanapo pode ser posicionado em cima do prato ou do lado esquerdo.

Em um jantar mais formal, com refeições elaboradas, existem mais algumas regras de etiqueta à mesa.

  • Disposição dos Talheres à mesa:

Os talheres devem ser posicionados de fora para dentro na ordem em que os pratos irão ser servidos, ou seja, os talheres da entrada ficam mais longe do prato e os talheres para o prato principal ficam mais perto do prato. Já os talheres de sobremesas devem ficar a cima do prato, a sequência é uma faca (colada no prato), com o cabo virado para a direita e serra voltada para o prato, um garfo com o cabo virado para a esquerda e uma colher com o cabo virado para a direita.

  • Disposição das Taças à mesa:

Os copos e taças dever ficar acima e à direita do prato. A sequência correta é taça de água, depois de vinho tinto (alinhada com a ponta da faca) e em seguida de vinho branco (que deve ser a menor). Caso haja um espumante, a taça mais fininha, deve ser colocada entre a de vinho tinto e a de branco, posicionada um pouco atrás. Se você tem dúvida de qual é o tipo de taça ideal para cada vinho, clique aqui.

Regras de etiqueta à mesa

Além destas regras de etiqueta à mesa, há algumas dicas muito úteis, como nunca usar o jogo americano sobre a toalha, o sousplat pode ou não ser colocado sobre a toalha, já que sua função é proteger os pratos quentes da mesa, os arranjos de mesa não devem ultrapassar 30cm, pois podem atrapalhar a visão dos outros convidados, em jantares formais não usamos copos e sim apenas taças que podem ser servidos sucos, água ou refrigerantes e guardanapos de papel nunca devem ser usados em jantares formais, apenas o de tecidos.

Com estas dicas, você irá servir um jantar sem erro e com muitos elogios. Aproveite para usar nas festas de final de ano.

 

Referencias: Site Gosto Tanto

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *