Cuidar e OrganizarOrganização

Pequenos reparos em casa para fazer sozinho

Nem todos os pequenos reparos precisam de um profissional. Veja dicas de como fazer você mesmo!

Quando pinta um problema técnico dentro de casa, provavelmente a reação da maioria seja a de chamar um especialista. Entretanto, existem pequenos reparos que você mesmo pode fazer, sem precisar da ajuda de um profissional. Veja abaixo alguns deles!

Trocar a resistência do chuveiro

Xii, a resistência queimou e a água ficou fria? Relaxa, é bem fácil trocar.

Antes de tudo, lembre-se de desligar o disjuntor do banheiro antes de mexer nele, para que você não corra o risco de tomar um choque.

Após fazer isso, desenrosque o espalhador da ducha (não sabe o que é o espalhador? É aquela parte que se parece com uma peneira, de onde a água sai).

Retire a resistência queimada e substitua pela nova. Essa parte exige observação pra você respeitar bem os encaixes e trajetos (geralmente circulares). Por fim, coloque novamente o espalhador (aproveite e limpe-o antes com uma escovinha).

Trocar tomadas ou interruptores

Talvez um dos reparos mais fáceis, seja trocar um interruptor que queimou. Primeiramente, verifique se não há mal contato. Se mesmo assim não funcionar, desligue a energia do quadro de força.

Primeiramente, retire o tampo do interruptor e desparafuse até que ele saia por completo. Uma dica agora, é tirar uma foto para saber a ordem dos fios na hora de montar novamente. Desconecte os fios e depois conecte na nova tomada.

Por fim, aperte os parafusos novamente e coloque o tampo do interruptor.

Instalar lustres

Quem não gosta de ter um lustre bonito enfeitando um cômodo hein? Pra instalar não tem segredos.

Como sempre, desligue o quadro de força do cômodo em questão, para evitar acidentes.

Agora, coloque os parafusos nos pés de galinha (aquelas pecinhas de ferro que ficam naquele buraco do teto). Passe a fiação pela base do lustre e em seguida, pelos pés de galinha.

O lustre vem com alguns fios. Corte a ponta deles e, usando a fita isolante, junte com os que já estão lá em cima na fiação.

Prenda a base dele no teto e parafuse novamente até que fique bem fixo (uma dica aqui, é usar a parafusadeira para prender a base do lustre). Ligue a energia novamente e pronto, você instalou seu lustre com sucesso!

 

E ai, aquela frase “faça você mesmo” nunca fez tanto sentido hein? As vezes, pequenos reparos que parecem difíceis são mais simples do que você imagina. É economia de tempo e dinheiro!

 

Referências: Casa e Jardim e Dicas de Mulher

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *