Truques para deixar a batata frita crocante e macia por dentro.

Já reparou que a batata frita feita em casa não fica tão crocante como a feita em lanchonetes? Para conseguir aquela batata frita crocante, sequinha e macia por dentro, você precisa conhecer alguns truques.

1º. A melhor batata para fritura é a batata Asterix, aquela com a casca roxinha. Embora todas as batatas podem ser utilizadas, esta batata tem menos amido, o que faz a batata ficar molenga.

2º. Corte as batatas em palitos não muito finos. Você pode cortá-las com ou sem casca, se optar por deixar a casca só lembre de lavá-las muito bem com uma bucha nova.

3º. Para garantir que a batata não fique molenga, deixe-as de molho em água por aproximadamente 5 minutos. Troque a água pelo menos uma vez.

4º. Seque bem as batatas em um pano de prato limpo.

5º. Para que a batata fique macia por dentro e crocante por fora, você deve fazer duas frituras. Então, coloque óleo de canola, soja ou girassol na fritadeira, o suficiente para que as batatas fiquem mergulhadas no óleo e ligue o fogo médio.

6º. Para a primeira fritura o óleo deve estar a 160ºC, que será mais para cozinhar a batata do que fritá-la. Se você não tiver um termômetro, jogue uma batata no óleo ainda frio, quando a batata boiar e o óleo começar a borbulhar em volta dela, está na temperatura correta (descarte esta batata teste depois).

7º. Jogue as batatas neste óleo e frite por aproximadamente 7 minutos. Depois, retire-as com uma escumadeira e coloque-as sobre papel toalha para absorver o óleo em excesso.

8º. Espere as batatas esfriarem para fazer a segunda fritura. Nesta hora você pode desligar o fogo do óleo para aguardar a refrigeração.

9º. Coloque as batatas na geladeira por uns 30 minutos, ou congele-as para fazer em outra hora. Elas duram até 3 meses no freezer.

10º. Para a segunda fritura, o óleo deve estar a 190ºC. Para acertar na temperatura, coloque um palito de fosforo no óleo, quando ele acender, o óleo está quente o suficiente.

11º. Frite-as batatas que acabaram de ser refrigeradas até ficarem douradas. Isto vai ser rápido. Retire-as do óleo com a escumadeira e transfira para o papel toalha.

12º. Tempere com sal ou ervas aromáticas de sua preferência, e sirva imediatamente.

E estes são os truques para uma batata frita crocante e macia por dentro. Com certeza você irá impressionar a todos.

 

Referência: Comidas e Bebidas

 

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *