Lavanderia

O que significam os símbolos de lavagem?

O guia dos símbolos de lavagem para você não danificar as roupas na hora de lavar e secar.

É muito comum cortarmos as etiquetas das peças de roupa, não é mesmo? Afinal, elas incomodam e pinicam. Mas todas possuem alguns símbolos importantes que não devemos ignora-los: os símbolos de lavagem.

Estes símbolos são instruções de lavagem e secagem da peça de roupa, cada tecido possui um jeito correto de ser lavado para não ser danificado, e assim, durar mais e ter aparência de roupa nova por mais tempo.

Aprender a decifrar estes símbolos de lavagem não é tão difícil quanto parece, eles estão divididos em categorias e nelas você encontrará instruções para lavar, alvejar, secar, passar e até mesmo descobrir se a roupa precisa de limpeza profissional.

1ª categoria dos símbolos de lavagem:

A primeira é a de instrução de lavagem. A tina, nome do símbolo da etiqueta de roupa, vai indicar se a peça pode ser lavada na máquina, a temperatura recomendada para lavagem, bem como especificações para o enxágue e centrifugação.

2ª categoria dos símbolos de lavagem:

A segunda categoria é a de alvejamento, informa se a peça pode ser lavada com produtos que contém cloro ou não.

3ª categoria dos símbolos de lavagem:

A terceira pertence à categoria de secagem e vai indicar se o processo para secar a roupa deve ser feito naturalmente no varal ou com secadora. Também inclui recomendações de temperatura e posicionamento (secagem na horizontal ou vertical).

4ª categoria dos símbolos de lavagem:

A quarta categoria dos símbolos informa se a peça pode ser passada à ferro e qual temperatura utilizar.

5ª categoria dos símbolos de lavagem:

A quinta e última categoria refere-se à limpeza à seco. São instruções mais específicas e normalmente voltadas para lavanderias especializadas, portanto você não precisa se preocupar com elas.

A imagem a seguir possui todos os símbolos que você poderá encontrar e o que significam. Que tal imprimi-lo e colocar em sua lavanderia para consultar antes de lavar qualquer peça de roupa?

Agora que vocês já sabem os significados de cada símbolo, criem o habito de ler as etiquetas e não as arrancar, para que suas roupas fiquem com aspecto de novas por mais tempo.

Compartilhe esta dica super útil a seus amigos!

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *