A tradição da Irlanda que está sendo comemorada em outros países também, o St. Patrick’s day!

St. Patrick’s Day ou o feriado de São Patrício, é uma tradicional festa irlandesa comemorada no dia 17 de março. A data é celebrada em todos os países de língua inglesa, onde as pessoas se vestem de verde e aderem o trevo como amuleto da sorte.

A data é uma homenagem ao Santo Padroeiro da Igreja Católica na Irlanda, que tinha como missão pregar o cristianismo na região. De acordo com registros, St. Patrick’s nasceu na Grã-Bretanha e foi capturado e escravizado por piratas irlandeses. Patrício conseguiu se libertar e ingressou sua vida religiosa no mosteiro de Ésir, na França. Anos mais tarde, foi convidado para retornar à Irlanda como bispo para evangelização das pessoas. O folclore irlandês conta que Patríck’s utilizava o trevo de três folhas para representar a Santíssima Trindade, doutrina que professa a Deus em três pessoas distintas: Pai, Filho e Espírito Santo.

Se pudesse montar um paralelo, o St. Patrick’s Day está para os países de língua inglesa, assim como o Carnaval para o Brasil e a Oktoberfest para a Alemanha. Em 2006, o festival passou a durar cinco dias na Irlanda. Durante o dia, os irlandeses costumam se fantasiar e participar de desfiles com fogos, acrobacias e shows, regado de comidas e bebidas na cor verde. A festa, porém, atrai o público mais jovem à noite, com todos os pubs montando uma programação especial, com descontos nas bebidas e apresentações musicais.

St. Patrick's Day

O chopp verde foi criado exclusivamente para o St. Patrick’s Day. Para chegar a coloração, adiciona-se uma dose de menta a bebida. Outras bebidas consumidas normalmente na data são a cerveja Guinness e o whiskey irlandês

A tradição de se usar verde no dia de São Patrício começou com o simples ato de pregar na roupa um trevo semelhante ao que o santo carrega. Entretanto, o duende que também é símbolo deste feriado, nada tinha a ver com o dia religioso de St. Patrick. Em 1959, a Walt Disney Pictures lançou um filme, chamado em inglês Darby O’Gill & the Little People, que trazia a imagem de um duende simpático e alegre, bem diferente do homenzinho irritadiço do folclore irlandês, que foi logo assimilado à Irlanda em geral e ao dia de St. Patrick’s.

Não é só na Irlanda que o feriado é comemorado. Todos os países que falam a língua inglesa festejam a data, com as pessoas vestindo-se de verde e tomando cerveja.

Alguns pontos turísticos também ganham a coloração:
St. Patrick's Day

  • Desde 1962, O Rio Chicago (EUA) pinta suas águas de verde em homenagem ao santo;
  • Em Nova York (EUA), a homenagem ocorre desde 1964, sempre no topo do Empire State Building;
  • Desde 2010, a roda gigante “London Eye” é iluminada de verde como homenagem;
  • Em 2011 e 2012, o edifício Burj Al Arab, em Dubai (Emirados Árabes), também se iluminou de verde;
  • O Niagara Falls (Canadá) tingiu as águas de suas quedas de verde;
  • A Torre de Pisa (Itália) também homenageia os irlandeses.
  • E Sidney Opera House, um dos pontos turísticos da cidade, também costuma receber iluminação verde para saudar o padroeiro da Irlanda.

No Brasil, a tradição do St. Patrick’s Day não é forte, mas alguns bares e pubs estão começando a comemorar este dia também.

Referências: Manual do Homem Moderno e Brejada.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *