Dicas

Segurando a taça do jeito certo!

Tomar vinho ou champanhe é tão gostoso que muitas vezes nem pensamos em regras de etiqueta. Quando percebemos o dedo mindinho já aponta em alguma direção. Mas, mesmo que você não ligue para regras, saiba que a maneira como seguramos uma taça pode influenciar na temperatura e, consequentemente, no aroma e sabor da bebida.

Então, formalidades à parte, para que não prejudique a sua degustação, abaixo mostramos algumas maneiras de segurar ideais.

A forma mais elegante

Para segurar, utilize as pontas dos dedos polegar, médio e indicador. Apenas esses três dedos devem ter contato com a haste e os dois restantes devem descansar na base da taça. Dessa forma, além do calor da mão ficar longe do bojo, a taça fica mais estável.

 

 

Abraçando a haste da taça

Outro modo é segurar a haste com os dedos polegar e indicador. Mas, dessa vez, primeiro abrace a haste com o indicador, em seguida com o polegar, ficando um sobre o outro. Os três dedos que sobram ficam envoltos ao longo da haste.

 

 

Apoiando a taça

Um outro jeito, porém, menos usual e um pouco instável, também usa o polegar e o indicador no final da haste, apoiados na parte superior da base. Os dedos médio, anelar e mindinho ficam abaixo da base, sendo o médio estendido para sustentar a taça e os outros dois podem relaxar naturalmente, ou então, podem ficar encostados na palma da mão.

 

 

Um esforcinho que vale a pena

Aqui temos um tipo de pegada diferente que forma uma alavanca com o dedo polegar na base da taça. Dessa vez, não há contato com a haste e por isso, é feito um esforço maior para segurar.

Apenas o polegar fica sobre a base, enquanto os dedos médio, anelar e mindinho ficam abaixo, curvados para dentro da palma da mão. Nesse caso, recomendamos praticar um pouquinho, pois caso alguém esbarre em você, estará pronto para equilibrar a sua taça. 😉

 

 

Nem tudo que é bonito é certo

À primeira vista, essa forma de segurar a taça parece elegante e confortável. Entretanto, é considerado a maneira mais errada.

Especialistas recomendam que nunca segure uma taça pelo bojo, pois tanto o sabor como a aparência do vinho podem ser afetados com o calor das mãos. Ainda mais se for uma bebida que deve ser consumida gelada para intensificar o seu sabor, como o espumante ou o vinho branco. O efeito torna-se mais evidente.

Ah, sem contar que, ao segurar pelo bojo, os dedos podem deixar marcas que deixam o aspecto sujo.

 

 

Já conhecia todas as formas de segurar uma taça com haste? Agora que você está super por dentro do que fazer para não cometer uma gafe, confira abaixo algumas taças para praticar em casa. 😉

 

Confira aqui taças com haste!

 

 

 

Referências: Artdescaves; WikiHow

 

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *