Cozinha GourmetDicas

Qual é o tempo de cozimento do ovo?

5 dicas para você não errar no cozimento do ovo.

Por mais que o ovo cozido seja uma das coisas mais fáceis de cozinhar, provavelmente você já errou no ponto do ovo ficando mais mole do que esperava, não é mesmo?

Alguns erros são comuns na hora de cozinhar o ovo e por isso separamos algumas dicas para vocês não errarem com o cozimento do ovo:

Dica 1: cozimento do ovo

Coloque água o suficiente para cobrir os ovos. Os ovos devem ser colocados ainda na água fria. Se colocar na água fervente, o choque térmico rachará a casca.

Dica 2:

A casca do ovo é porosa, por isso, colocar sal na água deixará a clara salgadinha. Também, colocar algumas gotas de vinagre na água ajudará a clara coagular caso a casca rache.

Dica 3:

O tempo de fervura pode variar de acordo com o resultado que se quer obter. Se você gosta da gema bem mole, 5 minutos é o suficiente. Mas se você gosta da gema dura, deixe por 15 minutos. O tempo só começa a contar quando a água começar a ferver, ok? A ajuda do timer nessa hora será muito bem-vindo.

Dica 4:

Assim que você atingir o ponto desejado do cozimento, tire os ovos da água com uma escumadeira e leve-os sob água fria, para que assim o cozimento interno seja interrompido.

Dica 5:

Quando o ovo esfriar, descasque-o. Com uma colher, bata devagar na casca até rachar. Descasque o ovo com delicadeza para não sair um pedaço da clara junto. Aquela pelinha pode tirar também.

Agora sim você nunca mais vai desperdiçar um ovo porque rachou a casca antes de cozinhar ou porque a gema ficou mole demais.

Compartilhe estas dicas para seus amigos!

 

Confira opções de timer aqui!

 

Referências: Chef Liloca

26 comments

  1. MarioAngeloGrisoli 21 maio, 2021 at 08:33 Responder

    Agradeço as explicações, orientações mas…
    São sempre bem vindas.
    Há quem diga que o ideal são nove minutos a partir da fervura, e os ovos só podem ser colocados na água após a mesma atingir esse ponto !?!?!?
    Outra observação, os ovos não podem estar gelados ou frios se não quebra ! Devem estar discretamente aquecidos ! Eu deixo eles próximos ao fogo da água ou no sol! Essa do vinagre eu não sabia !!!

  2. Jurema Aparecida da Silva 27 novembro, 2020 at 23:20 Responder

    Nossa!!! Adoro ovos!!! Mas nunca conseguimos manter uma bela amizade…rsrsrsrs. Sou um desastre com eles!!! (ERA!!!) Decidi vir ao Google perguntar em quanto tempo eu deveria cozinhar os ovos e achei vcs, fiz exatamente como ensinado e os ovos ficaram deliciosos!!! A família aplaudiu!!! Foi uma festa à mesa!!! Gratidão à todos que se esforçaram a nos dar tais informações úteis pra cozinha, que parece besteira, mas não é!!! Bjos, obrigada!!!

  3. Gleyde Domingos 23 outubro, 2020 at 12:30 Responder

    adorei a explicação!
    Antes cozinhava os ovos e na hora de descascar a casca ficava agarrada na clara, perdendo boa parte.
    Obrigada pela dica.

    Um grande abraço.

    • Preçolandia 7 janeiro, 2020 at 11:56 Responder

      Olá, Frank. Tudo bem?

      Se para o seu gosto 5 minutos de cozimento é o suficiente, maravilha.
      O tempo de cozimento do ovo vai depender do resultado desejado.

      Com relação ao escurecimento da gema, pesquisas indicam que isso se deve ao fato do ovo ficar muito tempo exposto ao calor. Então, uma das proteínas da clara, que contém enxofre, reage com o hidrogênio, produzindo um gás chamado sulfato de hidrogênio que, com o aquecimento da água externa, vai reagir quimicamente com o ferro presente na gema, formando sulfeto de ferro, um sal mineral que tem essa tonalidade cinza-esverdeada.

      Mas, o prazo de validade e seu frescor também são considerados para causar esse resultado. Uma dica para testar se ovo está bom antes de cozinhá-lo é colocá-lo cru dentro de um copo de água. Um ovo fresco afunda enquanto um ovo mais velho, com mais ar, e então mais leve, tende a boiar.

      Segundo a Food Safety Brasil, três são as regras para se evitar o anel esverdeado na superfície da gema do ovo:

      1. Primeiro de tudo, usar ovos frescos
      2. Nunca ferver os ovos por mais de 15 minutos
      3. Por fim, uma vez cozidos, colocá-los imediatamente sob água fria.

      Esperamos ter ajudado. 😉

  4. Adriana 25 dezembro, 2019 at 12:46 Responder

    Muito obrigado! Orientações clara, objetiva e eficiente. Cozinhei os ovos em conformidade com as orientações e não desperdicei nenhum ovo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *