Faça um bolo
Acessórios para cozinhaCozinha GourmetDicasUncategorized

Está em casa? Faça um bolo gostoso! Vem ver o que você precisa!

Um bolinho com café sempre é bem-vindo. Então, se você está em casa, que tal aproveitar para fazer um bolo no capricho? Confira abaixo o que você precisa!

Além de ser muito gostoso comer o seu bolo preferido, você pode convidar a família para uma aventura deliciosa e divertida na cozinha. Ou, também pode fazer um bolo para alguém especial e ter muitos benefícios com isso, já que psicólogos afirmam ser uma forma de eliminar o estresse e uma forma de transmitir sentimentos, como a gratidão, por exemplo.

Mas, seja para você, sua família ou outra pessoa especial, para preparar qualquer receita, e depois para servir, alguns utensílios são indispensáveis. Veja abaixo!

Batedeira

Tem gente que diz que nenhuma cozinha funciona bem sem eletrodomésticos. A batedeira é um exemplo no preparo de bolos. Ela é a ferramenta principal para um bolo bem feito, pois ela não destrói as moléculas dos alimentos. Além disso, é ideal para misturar bem a manteiga com os ovos, muito comum nas receitas, para bater massas aeradas, bater uma clara em neve perfeita e fazer um chantilly espetacular.

Ah, lembrando que massas densas, mais pesadas, pedem uma batedeira Planetária, maiores, mais potentes e com batedores que combinam movimentos de rotação e de translação.

Liquidificador

Algumas receitas são próprias para o liquidificador. Geralmente são massas úmidas ou que precisam ser liquidificadas, ou ainda, que vão pedaços de alimentos mais duros, como a cenoura, que precisa ser triturada em lâminas a fim de homogeneizar a massa. Uma outra opção para esse processo seria um processador.

Formas

Tudo vai depender do tipo de bolo da quantidade de massa e o formato que prefere. O bolo comum, em geral é feito na forma com furo, usada também para pudim.

Para bolos grandes, prefira as formas redonda sem furo ou retangular, que possuem maior área em contato com o calor do forno. O bolo do tipo Brownie, inclusive, pode ser assado tanto na forma retangular como na quadrada

Se a receita tiver alguma cobertura que deve ser assada junto com a massa, como por exemplo um bolo com cobertura de bananas carameladas, use uma forma com fundo removível. Assim, será bem mais fácil desenformar sem que o bolo quebre ou danifique a cobertura.

Para todas as receitas, use formas antiaderentes, mais fáceis de soltar o bolo no desenforme, ou se preferir, de silicone, super práticas e maleáveis.

Caso deseje saber mais sobre a quantidade de massa ideal para cada forma, você pode conferir outras dicas aqui.

Peneira

Para aquela massa levinha, que você sente a diferença ao morder a fatia, um dos segredinhos é a peneira, que desfaz os grumos das farinhas, do açúcar ou do cacau, para que se misturem bem aos outros ingredientes da massa.

Cortador de bolo

Se o seu bolo terá recheio, você precisa cortá-lo ao meio em partes iguais e isso muitas vezes pode ser um desafio. Para tornar essa etapa bem mais tranquila, nada melhor que um cortador de bolos. Se quiser um bolo em camadas, o cortador com camadas fará a diferença nessa hora.

Panela para recheio ou cobertura

Normalmente, recheios e coberturas são cremosos e suaves. Por esse motivo, costumam levar um certo tempo ao fogo. Algumas receitas até mesmo informam “mexer em fogo baixo até que apareça o fundo da panela”. Sendo assim, é importante uma panela antiaderente, para que o creme não grude ou queime até chegar ao ponto ideal.

Espátula para bolo

A espátula é o utensílio mais ideal para servir o bolo, pois além de apoiar para que não desmonte, principalmente se houver camadas, permite uma fatia inteira ser levada ao prato de sobremesa e o seu formato serve como medida para corte da fatia. No entanto, também existe a espátula cortadora de fatias para garantir que os pedaços sejam sempre iguais.

Prato de bolo ou boleira

Com o bolo pronto, é preciso desenforma-lo no local certo. O prato de bolo facilita o corte e a hora de servir. Mas, para embelezar a decoração da mesa, as boleiras com pé são um charme e aguçam a vontade de comer.

Esses são alguns dos itens principais para se fazer um bolo fofinho e delicioso. Aproveite que está em casa para matar a vontade e fazer todas aquelas receitas que te deixaram com água na boca até agora.

Não tem tudo para o preparo? É só clicar no botão abaixo que a gente resolve isso rapidinho. 😉

 

Encontre tudo para seu bolo aqui!

 

 

 

Referências: Bonde; Receitas de minuto.

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *