Conheça um pouco da história e os tipos de relógios
DecoraçãoModa lar

Conheça um pouco da história e os tipos de relógios

Se você sempre quis saber mais sobre a história dos diferentes tipos de relógios, então veja abaixo. Você vai se surpreender!

Um dos acessórios mais antigos e mais utilizados pela humanidade, certamente é o relógio. Com o passar dos anos, ele se desenvolveu, se modernizou e hoje em dia, pode ser encontrado em praticamente todo lugar. Entretanto, se você sempre quis conhecer um pouco mais sobre a história dos diferentes tipos de relógios, então chegou a hora. Veja abaixo!

Relógio do Sol

É possível dizer que o relógio do sol foi o primeiro modelo de relógio criado. Ele foi inventado pelos babilônicos e possui uma estrutura bem parecida com os tradicionais. O que muda, é que nele as horas são medidas de acordo com a posição do sol. Sua haste central, chamada de gnômon, fica presa a base e, a medida que o sol se movimenta, sua sombra aponta para a hora e o minuto em questão.

Clepsidra

Em seguida, temos a clepsidra, um modelo bem diferente dos anteriores. Ele conta com dois recipientes, um acima do outro. No de cima, é colocado uma quantidade de água que vai caindo em forma de gotas no recipiente de baixo. Porém, o interessante é que, associado ao recipiente de cima, há uma escala na parede. A medida que o nível de água vai diminuindo, o contador também muda e indica o horário.

Ampulheta

Muito popular e tradicional, a ampulheta também é chamada de Relógio de Areia. Ela possui um funcionamento muito simples. No cone de cima é colocada uma certa quantidade de areia, que escoa para o cone debaixo por um determinado período de tempo. Por isso, existem modelos que medem de hora em hora, de 12 em 12 horas ou de 24 em 24 horas.

Relógio Mecânico

Dentre os tipos de relógio, o modelo mecânico foi o primeiro a apresentar uma maquinaria complexa. Ela é baseada em rodas dentadas que formam uma engrenagem, que giram por meio da torção de uma mola (ou pela ação de um peso). A força é transmitida do primeiro carrete, para o segundo carrete e assim sucessivamente, alterando o eixo dos ponteiros que mostram a hora.

Relógio Elétrico e Digital

Atualmente podem ser encontrados diversos modelos de relógios elétricos, sendo eles de pulso, de mesa, de parede, dentre muitos outros. Eles funcionam por meio de um motor sincrônico, ligado a uma engrenagem redutora, onde o motor gira no ritmo exato da frequência programada (das horas e minutos). No caso dos digitais, o processo é o mesmo, porém ele conta com um visor que mostra as horas e minutos em números.

Relógio de Cristal ou Quartzo

Os relógios de cristal ou de quartzo são conhecidos por terem uma excelente precisão. Dentro deles, há um pedaço de cristal (ou de quartzo) que substitui o pêndulo e é mantido em estado de vibração elétrica. Dessa forma, ele é capaz de regular a frequência de uma corrente alternada de um tipo muito especial.

Relógio Atômico

Por fim, o relógio atômico é o modelo mais preciso de todos. Criado em 1954, ele possui um oscilador de quartzo que fornece uma corrente elétrica alternada. Geralmente é muito usado nos mais diferentes objetivos científicos, pois possui um ritmo preciso, que produz uma onda luminosa.

 

E ai, gostou de conhecer um pouco mais sobre os diferentes tipos de relógios? Se você também adora e deseja usar esse item na decoração da sua casa, vale a pena conferir alguns modelos de relógios de parede. Eles são lindos e podem combinar com diversos elementos do ambiente! 😀

 

 

Compre seu relógio de parede aqui!

 

 

Referência: Cola da Web, Relógios e Horário de Brasília

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *