DecoraçãoInspirações

Vasos na decoração. Saiba como usar!

Charmosos, os vasos são especiais na decoração de ambientes diversos. Em casa, no escritório, no hall do apartamento, eles elevam a composição do cenário, possibilitando uma atmosfera mais sofisticada.

Contudo, com a enorme diversidade de modelos disponíveis, entre tamanhos, formatos, texturas e cores, pode ser difícil decidir qual o vaso ideal para cada ambiente. Nós te ajudamos! 😉

Primeiramente, antes de pensar em comprar o seu vaso, é preciso saber: quanto espaço você tem? Qual o estilo de decoração deseja e como planeja visualizar o vaso nesse panorama. Por exemplo, o vaso será o elemento destaque ou será um toque especial? Vamos lá!

Tamanho

O tamanho do vaso é super importante, tanto do ponto de vista estético como funcional, e o vaso deve ser proporcional ao ambiente.

Vasos na decoração

Para pouco espaço, os vasos pequenos são os mais ideais. E ser pequeno não significa passar despercebido, pois detalhes rebuscados são perfeitamente apreciados sobre uma mesa de centro, mesa de jantar, estante, prateleira ou em um aparador.

Para ambientes amplos, você pode usar vasos grandes, que podem ter um local estratégico. São frequentemente instalados no chão, no canto da sala de estar, varanda ou hall, além de áreas externas, para os muito grandes. Se a sua sala é bem espaçosa, você pode

Modelos

Lisos, ornamentais, com ou sem brilho, quadrados, redondos e retangulares. Tudo vai depender se você quer um estilo moderno, rústico, luxuoso, vintage ou outro. O ideal é tentar manter a linha de decoração já usada no ambiente.

Vasos na decoração

Enquanto vasos redondos oferecem um visual romântico e delicado,  vasos de linhas retas caem como uma luva em decorações modernas e minimalistas. Já estilos clássicos, neutros e sóbrios podem ter tanto vasos quadrados, quanto os redondos.

Além disso, em um projeto minimalista, um vaso com um design diferenciado, moderno, assimétrico, não precisa de mais nada. Pode se apresentar vazio, pois sua beleza, por si só, enaltece a decoração. Alguns exemplos são os vasos de cerâmica esmaltada, ornamentais e formatos descolados.

Plantas e flores

Plantas e flores complementam o charme dos vasos e possibilitam além do estilo, purificar o ar. Por isso, vasos menores com plantas são ótimos para os quartos e podem ser pendurados à parede, suspensos ou posicionados em prateleiras.

Vasos na decoração

Além disso, trazem leveza à decoração e para combinar com a delicadeza de uma flor e não ofuscar sua cor, prefira os vasos de vidro ou de cristal. Excelentes na decoração de mesas, em móveis da sala de estar, escritórios e até mesmo em banheiros.

Se houver bastante espaço disponível, existem árvores de pequeno porte e plantas próprias que dão um toque especial a um vaso grande.

Material

São os mais variados, de vidro, cristal, cerâmica, madeira, inox, barro e até de vime. O tipo de material vai depender do local onde ficará o vaso. Se for na cozinha ou no banheiro, por exemplo, os não porosos são mais indicados, pois não absorvem a umidade, gordura ou sujeira.

Vasos na decoração

As peças de cerâmica ou porcelana são mais delicadas e costumam ter acabamento refinado, sendo recomendadas para salas, quartos e escritórios.

Para cultivar plantas e flores, é preciso saber as condições ideais para cada planta. Os vasos de vidro são mais utilizados para arranjos e os de cerâmica costumam reter a umidade, dividindo a água com a planta.

Caso deseje uma decoração clean, os vasos de vidro, cristal e porcelana branca são clássicos e possibilitam um clima muito elegante.

Ambientes internos aceitam bem a maioria dos vasos, já em áreas externas, prefira os mais resistentes como os de barro ou cimento, pois suportam altas temperaturas e intempéries.

Cores

Vasos na decoração

A escolha da cor está diretamente ligada ao ambiente. Você pode tanto seguir a paleta de tons da sua decoração ou, caso deseje, tornar o vaso o elemento principal, escolhendo-o com uma cor que contraste com o todo. Uma questão de gosto e estilo.

Confira no botão abaixo alguns modelos que fazem sucesso e escolha o vaso que vai agregar beleza à sua casa.

 

Encontre o vaso ideal aqui!

 

 

Referências: Viva decora; Tua casa; Decor fácil; Casoca.

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *