Cozinha GourmetGuia do café

Como fazer o verdadeiro cappuccino italiano

O verdadeiro cappuccino italiano é feito apenas com café e leite.

Quando se fala em cappuccino, pensamos em uma deliciosa mistura de café, com leite e chocolate. Porém, este cappuccino é uma criativa (e muito gostosa) mistura criada pelos brasileiros, pois o verdadeiro cappuccino italiano é feito apenas com café e leite.

O verdadeiro cappuccino italiano é composto por 1/3 de café expresso, 1/3 de leite e 1/3 de espuma de leite.

Se você ficou curioso, veja como fazer a seguir:

  1. Comece preparando uma dose de café. Você pode utilizar um café feito a partir da cafeteira de cápsulas, uma cafeteira italiana ou um café coado bem forte.
  2. Meça uma dose do café em uma xícara de café.
  3. Em seguida, esquente o leite em uma leiteira, de preferência o integral que possui mais gordura.
  4. O leite não deve ser fervido, ele deve ser apenas esquentado. Quando começar a fazer bolinhas nas laterais, desligue o fogo.
  5. Agora vamos vaporizar o leite, que é aquela espuminha. Você consegue fazer isso a partir de um vaporizar da cafeteira expresso, com um mixer ou uma cremeira.
  • Com o vaporizador, o leite precisa estar gelado. Coloque o leite em uma leiteira, mergulhe apenas a ponta do cano do vaporizador no leite, em uma lateral da leiteira, e mantenha parado. Estará pronto quando o leite estiver quente e com espuminhas na borda.
  • Com o mixer é mais rápido. Coloque o mixer na superfície do leite quente e em apenas 20 segundos você terá o leite vaporizado.
  • E com a cremeira, você só precisa colocar o leite quente dentro, fechar e friccionar por 1 minuto, ou até o leite estar com espumas.
  1. A espuma do leite estará na consistência correta quando você a pegar com uma colher e ela não cair quando virar.
  2. Vamos a montagem. Coloque o café em uma xícara de chá (que é maior que a xícara de café), acrescente um pouco do leite cremoso, o que ficou em baixo da espuma, e complete com a espuma do leite.

Este é o famoso e verdadeiro cappuccino italiano. Com mais experiência no preparo, você poderá fazer diferentes desenhos com a espuma.

Façam em casa, com certeza vocês vão adorar!

1 comment

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *