Cozinha GourmetGuia do Vinho

5 fatos que você precisa saber sobre o vinho.

Você não precisa ser um sommelier para entender de vinho! 

O vinho é uma bebida alcoólica produzida a partir da fermentação de uvas viníferas, que são diferentes das uvas que compramos nas feiras e nos supermercados (são muito menores, sempre com sementes e muito doces). Existem dois tipos de vinhos, o Vinho Varietal que é produzido com apenas um tipo de uva e o Blend que é produzido a partir de misturas de diferentes vinhos.

O clima temperado é ideal para o desenvolvimento das uvas, que são colhidas uma vez por ano (no hemisfério norte é entre agosto e outubro, e no hemisfério sul é entre janeiro e março). As regiões com climas mais frios costumam originar vinhos com sabor mais ácidos, enquanto as regiões mais quentes tendem a originar vinhos mais maturados.

Provavelmente você já deve ter ouvido que tomar uma taça de vinho por dia é bom para a saúde, não é? E é verdade, segundo o Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos, é recomendado que mulheres consumam apenas uma taça de vinho por dia e os homens no máximo duas. Uma garrafa de vinho padrão possui 750mL e serve até 5 taças, mas hoje existem garrafas de 187mL até 15L. Uma garrafa de vinho é basicamente composta por água, álcool e outras substâncias como açúcares, ácidos, minerais e gliceróis.

O vinho possui cinco características que o definem: doçura, acidez, taninos, álcool e corpo.

Doçura:

A doçura resulta no açúcar contido no vinho, vinhos com baixa acidez parecem mais doces do que os vinhos com alta acidez.

Ácidos:

Os ácidos, a maioria vem da própria uva, são os principais atributos que contribuem para o que chamamos de sabor azedo do vinho.

Tanino:

O tanino é uma substância encontrada na casca, semente e caule da uva que fornece aquela sensação de ressecamento no paladar, são comuns nos vinhos tintos.

Álcool:

O álcool desempenha um papel importante, é ele que transporta os aromas até o nariz. É possível sentir o álcool na parte de trás da garganta como uma sensação de ardor.

Corpo:

E o corpo do vinho é um termo utilizado para categorizar de leve à encorpado.

Agora vocês já podem sair por ai falando como um expert em vinhos!

Fiquem de olho, que no nosso próximo post será sobre os tipos de vinhos e as taças ideias para cada um deles.

 

Referencia: Livro – O Guia Essencial do Vinho

2 comments

  1. Jona 4 dezembro, 2016 at 22:17 Responder

    Incredible! This blog looks exactly like my old one!
    It’s on a completely different topic but it has pretty much the same
    page layout and design. Great choice of colors!

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *