café com leite
Cozinha GourmetGuia do café

Você conhece todos os tipos de café com leite?

Você sabia que existem diversos tipos de café com leite? Não? Então veja abaixo quais são eles!

O café com leite é a companhia favorita de muitos brasileiros pela manhã, principalmente acompanhado com aquele pãozinho com manteiga. Huum, uma delícia, né? Entretanto, você sabia que existem vários tipos de café com leite? Não? Então descubra agora quais são alguns deles e o que muda entre cada um.

Café com leite

(Créditos da Imagem: Mundo Boa Forma)

Consiste no café com leite tradicional, onde metade do café filtrado é misturado com metade do leite aquecido (ou fervido). Também pode ser servido com uma fina camada de espuma de leite por cima. Embora pareça ser básico, é uma opção muito gostosa para servir em um café da tarde ou em um chá das cinco.

Cappuccino

(Créditos da Imagem: Taste of Home)

Um bom cappuccino conta com 1/3 de café expresso, 1/3 de leite vaporizado e 1/3 de espuma de leite (aquela que fica por cima na leiteira), quando servido em uma xícara de 150 ml. Sua espuma é densa e cremosa. Aqui no Brasil, geralmente também são encontrados cappuccinos com canela e chocolate.

Mocha

(Créditos da Imagem: Café Ouro Negro)

O mocha conta com uma calda de chocolate, leite vaporizado, espuma de leite e uma dose de café expresso. Ele pode ser servido em três camadas, ou com o café misturado com a calda de chocolate e a crema do leite por cima.

Macchiato

(Créditos da Imagem: Bagueterie Toulouse)

O macchiato geralmente é servido em uma xícara de café expresso e seria uma versão quase oposta ao pingado, onde o café expresso é “manchado” (daí o nome) com a crema do leite. Muitas pessoas adoram essa bebida, pois a crema corta um pouco do sabor forte do expresso.

Média / Latte

(Créditos da Imagem: Huffpost Brasil)

Pingado

(Créditos da Imagem: Pikcat)

Muito conhecido nas padarias e lanchonetes, o pingado é um copo de leite quente, que recebe uma pequena quantidade de café por cima. Geralmente é servido em um copo americano.

Também é um tipo de café com leite muito tradicional nas padarias brasileiras. No café médio, o expresso é servido misturado com o leite vaporizado e por cima, leva uma fina camada de espuma. Tem uma textura cremosa, mas não tanto quanto a do cappucino.

Nossa, dá vontade de experimentar todos esses tipos de café com leite, não é mesmo? Aliás, confira nossa receita e aprenda como preparar um café com leite cremoso. Você vai se surpreender!

Referências: Mexido de Ideias e Aquele Mato

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *